ARGUMENTO

Novo Argumento


07.02.2025




Número 181
Fevereiro 2025, 40 págs.

Toda a gente sabe que uma publicação em papel é uma coisa de outro tempo. Talvez seja do tempo do cinema.

Neste cantinho na Beira Alta situado faz-se uma revista sobre cinema para saber o que têm a dizer-nos realizadores, produtores, historiadores, cineclubistas e amigos do cinema. Hoje, podemos agradecer a Anabela Moutinho, Bruna Ferreira, Carlos Losilla, Diogo V. Machado, Doc Films da Universidade de Chicago, Edgar Pêra e Faustino Sánchez García, terem vindo ao nosso encontro em novo número.


ASSINAR O ARGUMENTO
Aqui está, então. Número 181, Fevereiro 2025.
A melhor forma de agradecer é fazer a cada número a defesa da autonomia do projecto, divulgando (como estamos a fazer) e propondo a assinatura a um amigo. O nosso gosto é tal que oferecemos portes de envio – o valor corresponde ao preço de capa, pronto. Por isso, 5 edições = 15 euros
📚 Assinaturas disponíveis aqui
📘 Boas leituras!

ÍNDICE DE ARTIGOS
︎FAZER O CINEMA ACONTECER EM PORTUGAL A palavra aos produtores portugueses. Entrevistas a Filipa Reis, da Uma Pedra no Sapato, e Pedro Borges, da Midas Filmes, para vislumbrar as engrenagens da actividade.
︎JULIEN ROSEFELDT Anabela Moutinho viajou pela Polónia e entregou-nos o registo da sua conversa com o artista e cineasta alemão.
︎SONHAR EM POLAROID César Gomes comenta o novíssimo CINE-PT | POLA - NT, catálogo da exposição de Nuno Tudela.
︎Caderno “ON THE MOVE” Resultado do projecto sobre transmedia storytelling implementado pelo Cine Clube na Escola Secundária Viriato, Viseu.
︎AS MUTAÇÕES DO CÂNONE Continuamos a indagar sobre o cânone cinematográfico, desta vez com a perspectiva que nos oferece Faustino Sánchez García.
︎DEAMBULAÇÕES Quinto capítulo do Diario de Cine do escritor e professor catalão Carlos Losilla.
︎OBSERVATÓRIO “Sinto que conseguimos olhar directamente para Hitchcock através das suas personagens”, a visão de Bruna Ferreira sobre o mestre.
︎E ainda... Bilhete-Postal do cineclube Doc Films (Chicago)
FAZER O CINEMA ACONTECER EM PORTUGAL
Retomamos a edição do ARGUMENTO na companhia do dossier de entrevistas a produtores de cinema. Até certo ponto os produtores não são os protagonistas mais destacados do cinema, mas através deles vislumbramos aspectos fundamentais deste meio.

Veja-se o que Filipa Reis, da produtora Uma Pedra no Sapato, explica na sua entrevista a Diogo V. Machado: “Faltam salas de cinema, formação de público, falta investir desde a escola. Quando há relação com o cinema português, ela é boa. É um mito que a relação com o cinema português não é boa. Mas é preciso chegar às pessoas.”

Claro que o balanço se faz no fim, mas auguramos um dossier importante para acompanhar nos próximos números.



ARQUIVO
Entrevista à artista visual Ângela Romanito (edição 177)
Entrevista à música e artista visual Joana de Sá (edição 176)
Na edição 175 falámos com o ilustrador Mantraste!
Entrevista a Neil Gaiman por Edgar Pêra (para a série Cinecomix!!!)
Viseu, 1985, o primeiro ciclo dedicado a Pier Paolo Pasolini
Entrevista a Margarita Ledo, realizadora galega de Nación
Na edição 169 falámos com
Ana Eliseu!

A outra dimensão da conversa com Tommi Musturi (edição 167)...

Na edição 166 falámos com Dartagnan Zavalla!




 


O Cine Clube de Viseu oferece a todos a oportunidade de experienciar, descobrir e aprender mais sobre o mundo do cinema, audiovisual e cultura visual.
︎ Terça a sexta, das 9h30 às 13h00 
︎ Rua Escura 62, Apartado 2102, 3500-130 Viseu
︎ (+351) 232 432 760 
︎ geral@cineclubeviseu.pt