1. Sessões de curtas na sala de aula
Proposta de um conjunto de filmes, normalmente curtas metragens de animação, para visualização na sala de aula, seguida por algumas actividades de exploração: conversas sobre o filme, desenhos, cartazes de cinema, fichas de filmes.
Duração: 1h30
Público-alvo: crianças entre os 3 e os 10 anos
Programas disponíveis (40′ de curtas-metragens)
︎programa Jardim de Infância
︎programa 1º Ciclo
︎programas temáticos (Estações do ano, Profissões, Crescer, Bichos, Árvores, Beira-mar, Música, etc)
Modalidades disponíveis: presencial e online
2. Um filme por mês
Na 1ª semana de cada mês é sugerido 1 filme que poderá ser visualizado quando e quantas vezes a turma quiser durante esse mês. Cada filme tem uma ficha pedagógica com sugestões de actividades para a sua exploração. A selecção dos filmes abarca diferentes géneros, durações e linguagens cinematográficas que serão devidamente contextualizadas na ficha de exploração. A actividade é orientada pelo professor da turma.
Duração: duração do filme mais actividades de exploração.
Público-alvo: crianças entre os 3 e os 10 anos
Programas disponíveis:
︎programa Jardim de Infância
︎programa 1º Ciclo
Modalidade disponível: online
3. 1 filme = 1 cartaz de Cinema: Oficina de cartazes de cinema
O que é um cartaz de cinema? Como se transpõe um filme para um cartaz de cinema. Oficina prática com visualização de um filme, exploração e criação de um cartaz de cinema.
Duração: 1h30
Público-alvo: Jardins de Infância, escolas do 1º e 2º ciclo e Secundário
Modalidade disponível: presencial
4. Diário cinéfilo
Diário: prática de coleccionar e de registar informações sobre determinado tema, neste caso sobre cinema (e outras coisas que as crianças veem na televisão e no computador). Um caderno especial com capas decoradas para o efeito e páginas para escrever e desenhar sobre filmes, séries, personagens, actores, mundos imaginários favoritos. Oficina prática de escrita/ilustração sobre cinema.
Duração: 1h30
Público-alvo: Jardins de Infância e turmas/escolas do 1º ciclo
Modalidades disponíveis: presencial e online
Brinquedos ópticos ︎
1. Taumatrópios com histórias
Oficina prática de brinquedos ópticos para explorar e fazer taumatrópios. Passagem do brinquedo óptico ao meio para ilustrar a narração de histórias. Escolha da história, construção dos taumatrópios e narração ilustrada.
Duração: 1h30
Público-alvo: Jardins de Infância, escolas do 1º e 2º ciclo
Modalidade disponível: presencial e online
2. Oficina de Sombras “Que vejo eu?”
Oscilando entre o teatro de sombras e a criação de personagens, esta oficina aproveita esse pano/véu e o contraste das sombras para promover a imaginação, o acaso criativo e a experimentação na criação de figuras/personagens/coisas. A exploração dessas figuras já atrás do pano permite, num jogo de perguntas e respostas, encontrar na conversa o que essa coisa é ou pode ser.
Duração: 1h30
Público-alvo: Jardins de Infância, escolas do 1º ciclo
Modalidade disponível: presencial
3. Roda Viva
Oficina prática de brinquedos ópticos para a exploração e construção de zootrópios. A magia das imagens em movimento permite um trabalho de exploração e criação de tiras infinitas.
Duração: 1h30
Público-alvo: Jardins de Infância, escolas do 1º e 2º ciclo e Secundário
Modalidade disponível: presencial
4. Cinema de Bolso
Oficina prática de brinquedos ópticos com exploração, criação e experimentação de folioscópios e flipbooks.
Duração: 1h30
Público-alvo: Jardins de Infância, escolas do 1º e 2º ciclo e Secundário
Modalidades disponíveis: presencial
Fazer filmes na escola ︎
1. Come-Come!
Oficina prática de cinema de animação com a técnica de stop motion/ pixilação dirigido aos Jardins de Infância. Num tapete/ Plateau, uma cara comilona come os brinquedos da sala!
Duração: 1h30
Público-alvo: Jardins de Infância
Modalidade disponível: presencial
2. Aparecer e desaparecer na sala de aula
Oficina prática de cinema de animação com a técnica de stop motion/ pixilação dirigido a Jardins de Infância e 1º Ciclo. Meninas e meninos brincam de aparecer/desaparecer na sala de aula. Onde estarão? Nas mochilas? Entraram em comboio pela parede?
Duração: 1h30
Público-alvo: Jardins de Infância e 1º ciclo
Modalidade disponível: presencial
3. Coisas da escola como nós imaginamos
Oficina prática de cinema de animação com a técnica de stop motion/ pixilação dirigido a turmas/ escolas do 1º Ciclo. Utilizando materiais e ideias simples como: tangran, alfabeto, números, poemas, lengalengas ou pequenas histórias fazem-se pequenos exercícios de animação em grupo que dão um filme.
Duração: 1h30
Público-alvo: turmas/escolas do 1º e 2º ciclo e Secundário
Modalidade disponível: presencial
4. Das figuras à personagem
Exercício criativo de construção de figuras e personagens para histórias, desenhos e filmes animados. A oficina permitirá a cada criança explorar e brincar com formas, conceitos, características, combinando e descombinando elementos, construindo e desconstruindo figuras até à personagem.
Duração: 1h30
Público-alvo: turmas/escolas do 1º e 2º ciclo e Secundário
Modalidade disponível: presencial
5. Oficina de guião, histórias para filmes pequenos
Como se fazem histórias para filmes curtos? Oficina de escrita criativa.
Duração: 1h30
Público-alvo: turmas/escolas do 1º e 2º ciclo, Secundário
Modalidade disponível: presencial
Ir ao cinema ︎
Filmes e sessões a programar com cada turma / escola, a ter lugar no final do ano lectivo.
Destinatários
Alunos desde o Pré-Escolar ao Secundário
Coordenação
Rodrigo Francisco
Inscrições
2 EUR / aluno, por cada oficina
Alunos desde o Pré-Escolar ao Secundário
Coordenação
Rodrigo Francisco
Inscrições
2 EUR / aluno, por cada oficina