O Cinema para as Escolas





A partir de uma ideia simples – as imagens em movimento constituem um meio de expressão vital e distintivo, e ocupam um papel cada vez mais importante como parte da nossa herança cultural, e pensando nas lacunas existentes na formação educativa em relação à sensibilização de jovens e crianças nesta área, o CINE CLUBE DE VISEU preparou, em 1999, um projecto global de intervenção com a comunidade escolar. Com o Projecto CINEMA PARA AS ESCOLAS, o CCV promove todos os anos uma programação para as escolas, seus professores, alunos, que os motiva a aprender e abrir as suas disciplinas e rotinas lectivas à experimentação, à formação, à realização e ao visionamento de filmes.

As acções deste projecto seguem algumas das orientações que definem o CCV, salientando-se a abrangência geográfica – trabalhamos em todo o distrito, e também noutras cidades de Porugal, e a abrangência de públicos – todos os níveis de escolaridade são envolvidos, tal como a formação de professores e acções para públicos em geral, e a multidisciplinaridade, cruzando diferentes áreas de criação artística contemporanea associadas ao cinema.

Em 2022, com 22 anos de actividade contínua, este projecto é uma marca indissociável da intervenção do CCV na região.



Questões frequentes

O QUE É O PROJECTO — E PARA QUEM?
As actividades propostas cumprem objectivos complementares, promovendo experiências de visionamento e reflexão (da sala de aula à sala de cinema), convocando, simultaneamente, a experimentação do cinema e desconstrução da sua linguagem. As iniciativas têm cariz regular, ao longo do ano.

Desde o início, a actividade teve o objectivo de abranger todo o tecido escolar do distrito de Viseu. Conseguiu descentralizar e chegar a zonas consideradas desfavorecidas, nos 24 concelhos do distrito. Reconhecemos que, se na cidade e em grande parte do concelho de Viseu existe uma oferta cultural diversificada, em muitas escolas do distrito as actividades extra-curriculares são um bem muito raro. As actividades em que o CCV desloca formadores e material técnico necessário à própria sala de aula foram e continuam a ser uma mais valia para o ano escolar de muitos alunos.

E PORQUÊ UM PROJECTO DE SENSIBILIZAÇÃO PELO CINE CLUBE?
Historicamente, as actividades que envolvem a sensibilização de novos públicos surgiram com o nascimento do próprio CCV. E temos um percurso rico neste campo, com várias experiências, e que foi sistematizado em 1999 no projecto Cinema para as Escolas. Os cine clubes portugueses foram pioneiros no estudo do cinema e na sua exploração como dispositivo educativo. Esta via pode representar, para o próprio cinema português, a possibilidade de encontrar um público mais informado, esclarecido, e disponível para abordagens criativas e específicas da sua condição.
A PARTIR DE QUE IDADE PODEM AS CRIANÇAS PARTICIPAR?
Em 2009 nasceu uma actividade para crianças desde os Jardins de Infância. Trata-se do projecto Pequeno Cinema, e consiste na projecção de curtas-metragens na escola, com a supervisão de um formador, e com exercícios práticos e adequados a esta idade para o final da sessão. Em 2022, o número de escolas associado ao Pequeno Cinema continua a aumentar, levando os pequenos a contactarem com o projecto desde os três anos de idade.

QUANTAS PESSOAS PARTICIPARAM JÁ NO PROJECTO?
Desde 1999, o projecto envolveu 49 mil alunos, 2400 professores, de dezenas de escolas de vários concelhos, o que demonstra o significado que o projecto assume no percurso do Cine Clube, na dinâmica da associação, e no seu crescimento em diversidade de públicos

O PROJECTO JÁ FOI PREMIADO, OU RECONHECIDO DE OUTRAS FORMAS?
Desde 2001, os filmes resultantes dos projectos de cinema de animação nas escolas conheceram vários prémios, de Festivais da Especialidade (CINANIMA, Festa Mundial da Animação, IMAGO, AÇÃO!, Caminhos do Cinema Português...), Instituições educativas (Instituto de Inovação Educacional), em Portugal e no Estrangeiro (Conseil Internacionel des Medias Educatifs, Animator FEST [Sérvia], Anim!Arte – International Student Animation Festival [Brasil]…). Prova do cariz inovador e premente da intervenção realizada, foi igualmente a realização de actividades em parceria com a Acert, Centro Cultural de Belém, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Coimbra Capital Nacional da Cultura, Teatro Municipal da Guarda ou Teatro Viriato.

“A literacia mediática é uma questão de inclusão e de cidadania na sociedade de informação de hoje.


É uma competência fundamental, não só para os jovens, mas também para os adultos e as pessoas de idade, pais, professores e profissionais dos meios de comunicação social. Graças à Internet e à tecnologia digital, é cada vez maior o número de europeus que pode agora criar e divulgar imagens, informação e conteúdos. A literacia mediática é hoje considerada uma das condições essenciais para o exercício de uma cidadania activa e plena, evitando ou diminuindo os riscos de exclusão da vida comunitária.”

Recomendação sobre literacia mediática no ambiente digital para uma indústria audiovisual e de conteúdos mais competitiva e uma sociedade do conhecimento inclusiva 

DA COMISSÃO EUROPEIA (20.08.2009)





O Cine Clube de Viseu oferece a todos a oportunidade de experienciar, descobrir e aprender mais sobre o mundo do cinema, audiovisual e cultura visual.
︎ Terça a sexta, das 9h30 às 13h00 
︎ Rua Escura 62, Apartado 2102, 3500-130 Viseu
︎ (+351) 232 432 760 
︎ geral@cineclubeviseu.pt