



O Cinema para as Escolas
A partir de uma ideia simples – as imagens em movimento constituem um meio de expressão vital e distintivo, e ocupam um papel cada vez mais importante como parte da nossa herança cultural, e pensando nas lacunas existentes na formação educativa em relação à sensibilização de jovens e crianças nesta área, o CINE CLUBE DE VISEU preparou, em 1999, um projecto global de intervenção com a comunidade escolar. Com o Projecto CINEMA PARA AS ESCOLAS, o CCV promove todos os anos uma programação para as escolas, seus professores, alunos, que os motiva a aprender e abrir as suas disciplinas e rotinas lectivas à experimentação, à formação, à realização e ao visionamento de filmes.
As acções deste projecto seguem algumas das orientações que definem o CCV, salientando-se a abrangência geográfica – trabalhamos em todo o distrito, e também noutras cidades de Porugal, e a abrangência de públicos – todos os níveis de escolaridade são envolvidos, tal como a formação de professores e acções para públicos em geral, e a multidisciplinaridade, cruzando diferentes áreas de criação artística contemporanea associadas ao cinema.
Em 2025, com 25 anos de actividade contínua, este projecto é uma marca indissociável da intervenção do CCV na região.
Questões frequentes
O QUE É O PROJECTO — E PARA QUEM?
As actividades propostas cumprem objectivos complementares, promovendo experiências de visionamento e reflexão (da sala de aula à sala de cinema), convocando, simultaneamente, a experimentação do cinema e desconstrução da sua linguagem. As iniciativas têm cariz regular, ao longo do ano.
Desde o início, a actividade teve o objectivo de abranger todo o tecido escolar do distrito de Viseu. Conseguiu descentralizar e chegar a zonas consideradas desfavorecidas, nos 24 concelhos do distrito. Reconhecemos que, se na cidade e em grande parte do concelho de Viseu existe uma oferta cultural diversificada, em muitas escolas do distrito as actividades extra-curriculares são um bem muito raro. As actividades em que o CCV desloca formadores e material técnico necessário à própria sala de aula foram e continuam a ser uma mais valia para o ano escolar de muitos alunos.
E PORQUÊ UM PROJECTO DE SENSIBILIZAÇÃO PELO CINE CLUBE?
Historicamente, as actividades que envolvem a sensibilização de novos públicos surgiram com o nascimento do próprio CCV. E temos um percurso rico neste campo, com várias experiências, e que foi sistematizado em 1999 no projecto Cinema para as Escolas. Os cine clubes portugueses foram pioneiros no estudo do cinema e na sua exploração como dispositivo educativo. Esta via pode representar, para o próprio cinema português, a possibilidade de encontrar um público mais informado, esclarecido, e disponível para abordagens criativas e específicas da sua condição.
A PARTIR DE QUE IDADE PODEM AS CRIANÇAS PARTICIPAR?
Em 2009 nasceu uma actividade para crianças desde os Jardins de Infância. Trata-se do projecto Pequeno Cinema, e consiste na projecção de curtas-metragens na escola, com a supervisão de um formador, e com exercícios práticos e adequados a esta idade para o final da sessão. Ao longo dos anos, o número de escolas associado ao Pequeno Cinema continua a aumentar, levando os pequenos a contactarem com o projecto desde os três anos de idade.
QUANTAS PESSOAS PARTICIPARAM JÁ NO PROJECTO?
Desde 1999, o projecto envolveu 49 mil alunos, 2400 professores, de dezenas de escolas de vários concelhos, o que demonstra o significado que o projecto assume no percurso do Cine Clube, na dinâmica da associação, e no seu crescimento em diversidade de públicos
O PROJECTO JÁ FOI PREMIADO, OU RECONHECIDO DE OUTRAS FORMAS?
Desde 2001, os filmes resultantes dos projectos de cinema de animação nas escolas conheceram vários prémios, de Festivais da Especialidade (CINANIMA, Festa Mundial da Animação, IMAGO, AÇÃO!, Caminhos do Cinema Português...), Instituições educativas (Instituto de Inovação Educacional), em Portugal e no Estrangeiro (Conseil Internacionel des Medias Educatifs, Animator FEST [Sérvia], Anim!Arte – International Student Animation Festival [Brasil]…). Prova do cariz inovador e premente da intervenção realizada, foi igualmente a realização de actividades em parceria com a Acert, Centro Cultural de Belém, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Coimbra Capital Nacional da Cultura, Teatro Municipal da Guarda ou Teatro Viriato.
Em 2009 nasceu uma actividade para crianças desde os Jardins de Infância. Trata-se do projecto Pequeno Cinema, e consiste na projecção de curtas-metragens na escola, com a supervisão de um formador, e com exercícios práticos e adequados a esta idade para o final da sessão. Ao longo dos anos, o número de escolas associado ao Pequeno Cinema continua a aumentar, levando os pequenos a contactarem com o projecto desde os três anos de idade.
QUANTAS PESSOAS PARTICIPARAM JÁ NO PROJECTO?
Desde 1999, o projecto envolveu 49 mil alunos, 2400 professores, de dezenas de escolas de vários concelhos, o que demonstra o significado que o projecto assume no percurso do Cine Clube, na dinâmica da associação, e no seu crescimento em diversidade de públicos
O PROJECTO JÁ FOI PREMIADO, OU RECONHECIDO DE OUTRAS FORMAS?
Desde 2001, os filmes resultantes dos projectos de cinema de animação nas escolas conheceram vários prémios, de Festivais da Especialidade (CINANIMA, Festa Mundial da Animação, IMAGO, AÇÃO!, Caminhos do Cinema Português...), Instituições educativas (Instituto de Inovação Educacional), em Portugal e no Estrangeiro (Conseil Internacionel des Medias Educatifs, Animator FEST [Sérvia], Anim!Arte – International Student Animation Festival [Brasil]…). Prova do cariz inovador e premente da intervenção realizada, foi igualmente a realização de actividades em parceria com a Acert, Centro Cultural de Belém, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Coimbra Capital Nacional da Cultura, Teatro Municipal da Guarda ou Teatro Viriato.


“A literacia mediática é uma questão de inclusão e de cidadania na sociedade de informação de hoje.
É uma competência fundamental, não só para os jovens, mas também para os adultos e as pessoas de idade, pais, professores e profissionais dos meios de comunicação social. Graças à Internet e à tecnologia digital, é cada vez maior o número de europeus que pode agora criar e divulgar imagens, informação e conteúdos. A literacia mediática é hoje considerada uma das condições essenciais para o exercício de uma cidadania activa e plena, evitando ou diminuindo os riscos de exclusão da vida comunitária.”
Recomendação sobre literacia mediática no ambiente digital para uma indústria audiovisual e de conteúdos mais competitiva e uma sociedade do conhecimento inclusiva
DA COMISSÃO EUROPEIA (20.08.2009)




Pequeno Cinema
Ano 2024/25
AS INSCRIÇÕES PARA A EDIÇÃO 2024/25 ESTÃO COMPLETAS!
Pequeno Cinema
O Pequeno Cinema é um projecto do Cine Clube de Viseu para Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo, que procura proporcionar às crianças dos 3 aos 10 anos um início da educação para o cinema: criterioso, imaginativo, complexo e desafiante.
O programa é desenvolvido ao longo do ano, em 4 sessões, na escola, online e na sala de cinema:
- 1ª sessão - Ver filmes na escola (sessão na sala de aula ou 1 Filme Por Mês online)
- 2ª sessão - Brinquedos ópticos (oficinas de brinquedos ópticos para escolher)
- 3ª sessão - Fazer filmes na escola (oficinas de cinema de animação na sala de aula)
- 4ª sessão - Ir ao cinema
OBJETIVOS
︎ Trabalhar o gosto das crianças pelo Cinema e pelo audiovisual, desenvolvendo a reflexão e o espírito crítico e criativo.
︎ Iniciar os alunos para a diversidade da linguagem cinematográfica, contextualizando alguns dos marcos mais importantes da história do Cinema.
︎ Promover contextos de problematização, experimentação e inovação sobre e a partir do cinema (transposição/ tradução de linguagem cinematográfica para outros suportes comunicacionais; construção/ experimentação de brinquedos ópticos e cinema de animação).
INSCRIÇÕES
→ FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
→ Pré-inscrições abertas até final de Julho.
→ Inscrições limitadas.
Destinatários
Crianças dos 3 aos 10 anos
Coordenação
Carla Augusto
Valores de participação
5 EUR / aluno
Crianças dos 3 aos 10 anos
Coordenação
Carla Augusto
Valores de participação
5 EUR / aluno
Financiamento do Projecto
ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual
IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude
Contactos
geral@cineclubeviseu.pt / 232 432 760
ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual
IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude
Contactos
geral@cineclubeviseu.pt / 232 432 760
OS PARTICIPANTES da edição 2024/25 SÃO:
JARDINS DE INFÂNCIA (13 turmas)
︎ JI Mestre Arnaldo Malho (3 turmas)
︎ JI João de Deus (2 turmas)
︎ JI Paradinha (2 turmas)
︎ JI Várzea de Calde (1 turma)
︎ JI Travassós (1 turma)
︎ JI Póvoa de Sobrinhos (1 turma)
︎ JI de Mioma (1 turma)
︎ JI de Abrunhosa (1 turma)
︎ JI de Pedrosas (1 turma)
︎ JI Mestre Arnaldo Malho (3 turmas)
︎ JI João de Deus (2 turmas)
︎ JI Paradinha (2 turmas)
︎ JI Várzea de Calde (1 turma)
︎ JI Travassós (1 turma)
︎ JI Póvoa de Sobrinhos (1 turma)
︎ JI de Mioma (1 turma)
︎ JI de Abrunhosa (1 turma)
︎ JI de Pedrosas (1 turma)
1º CICLO (17 turmas)
︎ EB João de Deus (4 turmas)
︎ EB Paradinha (2 turmas)
︎ EB Mestre Arnaldo Malho (2 turmas)
︎ EB Gumirães (2 turmas)
︎ EB Aquilino Ribeiro (1 turma)
︎ EB Calde (2 turmas)
︎ EB Travassós (2 turmas)
︎ EB Póvoa de Sobrinhos (2 turmas)
︎ EB João de Deus (4 turmas)
︎ EB Paradinha (2 turmas)
︎ EB Mestre Arnaldo Malho (2 turmas)
︎ EB Gumirães (2 turmas)
︎ EB Aquilino Ribeiro (1 turma)
︎ EB Calde (2 turmas)
︎ EB Travassós (2 turmas)
︎ EB Póvoa de Sobrinhos (2 turmas)




Sessões para Escolas
PRÓXIMAS SESSÕES
11-14 Março 2024
Prontos para iniciar um programa que assinala 50 anos do 25 de Abril, em várias sessões para escolas (3.º Ciclo e Secundário)! Ao longo de 4 dias de sessões, ainda antes de Abril, aguçamos a curiosidade sobre a conquista da liberdade, personalidades e feitos marcantes, gestos que causaram comoção pública.
Nestas sessões revisitamos filmes sobre os anos 50 portugueses, o país no pós-II Guerra Mundial, e o exemplo ímpar de Aristides Sousa Mendes, nascido em Cabanas de Viriato (Viseu), e ferozmente perseguido pela ditadura portuguesa depois de, com coragem e determinação, ter feito a diferença na história europeia do século XX.
Já em Março, de 11 a 14, sessões com uma temática verdadeiramente relevante: a importância da liberdade, dos direitos, em todas as idades!
📅 2ª-5ªF, 11-14 Março | 10h00 e 14h00 | Auditório IPDJ-Viseu
• Inscrições: geral@cineclubeviseu.pt / 232 432 760
• Valor de participação: 2eur / aluno

11+12 MAR
O CÔNSUL DE BORDÉUSde João Correa e Francisco Manso, PT, 2011, 90’
Nascido em Cabanas de Viriato em 1885, Aristides de Sousa Mendes salvou milhares de vidas do Holocausto, tornando-se, em 1940, alvo a abater pela ditadura portuguesa. No momento da invasão da França pela Alemanha nazi, Sousa Mendes desafiou as ordens expressas do primeiro-ministro, Salazar, e concedeu mais de 30 mil vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades.
• Para 3º Ciclo e Secundário
• Sessão apresentada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação
13 MAR
VIAGEM AO SOLde Susana Sousa Dias e Ansgar Schaefer, PT, 2021, 109’
Logo após o final da 2ª Guerra Mundial, Portugal, país neutro, acolheu inúmeras crianças dos países destruídos. Sete décadas depois, os realizadores foram ao encontro dessas antigas crianças, das suas memórias e dos seus traumas. Viagem ao Sol recorda um momento particular da história europeia onde não deixa de haver ressonâncias com a actual crise dos refugiados.
• Para Secundário
• Sessão com a presença dos realizadores
14 MAR
OS SALTEADORESe CLANDESTINO
de Abi Feijó, PT, 1993/2000, 14’+7’
Nos anos 50, durante uma viagem de carro pela costa portuguesa, ouve-se uma discussão sobre a identidade de um grupo de homens capturados e mortos durante a Guerra Civil Espanhola. Adaptado do conto “Os Salteadores”, do livro “Os Grãos-Capitães” de Jorge de Sena, uma visão sagaz da ideologia do regime fascista português. A sessão inclui “Clandestino”, também realizado por Abi Feijó.
• Para 3º Ciclo e Secundário
• Sessão com a presença de elementos das equipas dos filmes
AS SESSÕES DE CINEMA PROPORCIONAM, A PROFESSORES E ALUNOS, o visionamento de filmes em sala de cinema, constituindo um valioso complemento aos currículos escolares, e recorrendo, sempre que possível, a meios de análise e exploração preparados, em conjunto, pelo CCV e pelas escolas. De forma empenhada e persistente, o projecto SESSÕES DE CINEMA PARA AS ESCOLAS é um dos mais sólidos projectos nacionais de ligação entre as escolas e a sala de cinema, mobilizando todos os anos (desde 1999), uma média anual de mil e quinhentos alunos e três dezenas de escolas.
OBJECTIVOS
︎ Formar um público de cinema exigente;
︎ Utilizar as possibilidades formativas do cinema para uma educação humanista;
︎ Explorar na sala de aula o filme pela sua importância estética e temática.
ESTRATÉGIAS
︎ Explorar em cada sessão uma vertente de sensibilização para a importância da aprendizagem do cinema como recurso pedagógico e como mais valia na formação cultural de cada aluno;
︎ Disponibilizar o equipamento instalado na sala-auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude – Viseu, e outros espaços devidamente equipados, para as sessões de cinema dirigidas à comunidade escolar;
︎ Agrupar em cada sessão alunos com interesses curriculares comuns, ainda que separados por alguns anos de escolaridade (2º-3º Ciclo/ Secundário);
︎ Desenvolver pontes de comunicação com as escolas, que facultam os debates e outras possibilidades de trabalho extra-visionamento de filmes;
︎ Estreitar relacionamento com professores na concepção/realização dos trabalhos na sala de aula;
︎ Fornecer todo o tipo de material necessário a possíveis trabalhos posteriores nas escolas: filmes, documentação, material vídeo enquanto auxiliar de ensino.
Destinatários
Alunos desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Superior
Ano Lectivo 21/22 – Participantes
1637 ALUNOS
Agrupamentos de Escolas
Sátão, Nelas, Canas de Senhorim
Escolas Secundárias
Alves Martins e Emídio Navarro
Escolas Básicas
EB Aquilino Ribeiro
EB Cabanas de Viriato
EB Carregal do Sal
EB 1,2 João de Barros
EB 2,3 Nelas
EB Paradinha
EB Professor Rolando de Oliveira
Jardins de Infância
JI João de Deus, JI Gumirães
Coordenador
Rodrigo Francisco
DEZEMBRO 2023 [TRÊS SESSÕES]
NÃO SOU NADA
Edgar Pêra, PT, 2023, 93’• Sessões no Auditório do IPDJ-Viseu.
JUNHO 2023 [SETE SESSÕES]
O CIRCO
Charlie Chaplin, EUA, 1928, 72’• Sessões no Auditório do IPDJ-Viseu.
JUNHO 2022 [TRÊS SESSÕES]
KIRIKOU E A FEITICEIRA
Michel Ocelot, FRA/BEL/LUX, 1998, 71’• Sessões no Auditório do IPDJ-Viseu.
MAIO-JUNHO 2022 [QUATRO SESSÕES]
ERNEST & CÉLESTINE
S. Aubier, V. Patar, B. Renner, FRA/BEL/LUX, 2012, 80’• Sessões no Auditório do IPDJ-Viseu.
MARÇO 2022 [SETE SESSÕES]
BANGLA
Phaim Bhuiyan, Itália, 2019, 84'• Sessões no Auditório do IPDJ-Viseu.
FEVEREIRO 2021 [OITO SESSÕES]
O CLUBE DAS CRIANÇAS FEIAS
Jonathan Elbers, HOL, 2012, 28'• Sessões Online.
DEZEMBRO 2019 [NOVE SESSÕES]
FOXY & MEG
André Letria, Portugal, 2010•Sessões na Fundação Lapa do Lobo, com a presença do realizador e ilustrador André Letria.
MAIO 2019 [SEIS SESSÕES]
PONYO À BEIRA MAR
Hayao Miyazaki, Japão, 2008, 101′• Sessões no Auditório do IPDJ-Viseu.




Aprender em Filmes
Vivemos numa época demasiado rápida. Venderam-nos o progresso como algo que nos ia libertar, mas aconteceu o contrário. Quanto mais trabalhamos com computadores para ganhar tempo mais enchemos o tempo que ganhamos com trabalho… O stop-motion está fora disso tudo, é um espaço manual, de criação, como uma escultura que se vai revelando aos poucos.
realizador de “A minha vida de Courgette”, entrevistado no Público, 12.05.17.
APRENDER EM FILMES CONSISTE NA REALIZAÇÃO de filmes de animação ao longo do ano lectivo. Cada filme integra um conjunto de oficinas que, utilizando o cinema de animação através de diferentes técnicas (pixilação, marionetas de papel recortado e de plasticina, desenhos animados no quadro preto, etc), proporcionam um trabalho organizado em conjunto com alunos e professores. Com vista a permitir uma contínua valorização da actividade, o Cine Clube de Viseu convida, regularmente, diferentes realizadores para assegurarem a orientação da actividade, organizando residências artísticas para esse efeito.
OBJECTIVOS
︎ Promover a interdisciplinaridade: enquadrar várias áreas curriculares e não curriculares;
︎ Proporcionar a oportunidade de construir os seus próprios instrumentos pedagógicos e de os partilhar com outras escolas (o filme como instrumento pedagógico);
︎ Potenciar o manuseamento directo das tecnologias de informação e comunicação por parte dos alunos;
︎ Utilizar o cinema de animação como instrumento de motivação para novos conteúdos, programas curriculares, e interesse geral para a escola.
︎ Promover a interdisciplinaridade: enquadrar várias áreas curriculares e não curriculares;
︎ Proporcionar a oportunidade de construir os seus próprios instrumentos pedagógicos e de os partilhar com outras escolas (o filme como instrumento pedagógico);
︎ Potenciar o manuseamento directo das tecnologias de informação e comunicação por parte dos alunos;
︎ Utilizar o cinema de animação como instrumento de motivação para novos conteúdos, programas curriculares, e interesse geral para a escola.
METODOLOGIA
Cada filme é realizado durante dez a doze sessões nas escolas. Como ponto de partida, são analisadas as várias técnicas de cinema de animação. Explorar-se-ão com os alunos as diversas etapas para a realização de um filme, desde o trabalho sobre o tema, o eventual desenvolvimento de personagens e adaptação de uma história, à animação e sonorização pelos alunos. As sessões serão orientadas de forma a construir um processo e um produto partilhado, tirando partido das contribuições de cada formando, desde o trabalho plástico de construção de cenários, adereços e personagens, animação e por fim a filmagem. A metodologia adoptada optimiza a participação de cada aluno no processo de captura de imagens e manuseamento de software, proporcionando continuidade, na escola e em casa, das experiências de animação.
Cada filme é realizado durante dez a doze sessões nas escolas. Como ponto de partida, são analisadas as várias técnicas de cinema de animação. Explorar-se-ão com os alunos as diversas etapas para a realização de um filme, desde o trabalho sobre o tema, o eventual desenvolvimento de personagens e adaptação de uma história, à animação e sonorização pelos alunos. As sessões serão orientadas de forma a construir um processo e um produto partilhado, tirando partido das contribuições de cada formando, desde o trabalho plástico de construção de cenários, adereços e personagens, animação e por fim a filmagem. A metodologia adoptada optimiza a participação de cada aluno no processo de captura de imagens e manuseamento de software, proporcionando continuidade, na escola e em casa, das experiências de animação.
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DOS FILMES
No final das sessões é organizada a apresentação pública do filme realizado, já sonorizado e montado, onde estão presentes a comunidade educativa e os pais dos alunos participantes. Nessa sessão, que muito orgulha todos os alunos, serão entregues os certificados de participação.
Destinatários
Alunos do 1.º CEB ao Secundário
Coordenação
Graça Gomes
No final das sessões é organizada a apresentação pública do filme realizado, já sonorizado e montado, onde estão presentes a comunidade educativa e os pais dos alunos participantes. Nessa sessão, que muito orgulha todos os alunos, serão entregues os certificados de participação.
Destinatários
Alunos do 1.º CEB ao Secundário
Coordenação
Graça Gomes
Alguns filmes criados nas oficinas
“Aprender em Filmes” ︎
A HISTÓRIA DE MAVIE - UMA MULHER NA POLÍTICA
Maio ︎︎︎ Julho 2024︎21 participantes
Quando Mavie se torna consciente das injustiças em seu redor, encontra o activismo como forma de melhorar o mundo. Porém, alguns episódios vão testar a sua determinação até conseguir fazer-se ouvir.
Realização
Turmas 10.º, 11.º e 12.º anos do Curso de Animador(a) Sociocultural // Instituto de Gouveia - Escola Profissional
Orientação
Graça Gomes, Margarida Pessanha
TURMA
Fevereiro ︎︎︎ Abril 2023︎9 participantes
A partir do desafio lançado aos alunos pelo programa Viseu Inclui+ para trabalhar temas como diversidade, diferença, inclusão, multiculturalidade, convivialidade, respeito, a oficina de cinema de animação convidou Eduardo Bordalo, aka palaciosdecrystal, para com a turma do 8.ºC da ESEN fazer este poema e videoclip.
Realização
Escola Secundária de Emídio Navarro, Viseu
Orientação
Graça Gomes, Miguel R. Cardoso, Carla Augusto, Margarida Pessanha
PAZ DE ESPÍRITO
Março ︎︎︎ Junho 2022︎16 participantes
Simon Williams, um velho e modesto pescador, embarca numa rota de pesca no mar do norte onde é surpreendido por uma implacável tempestade. Desorientado e confuso desperta na proa do seu navio, onde é confrontado por um discípulo da morte. Disputa o seu destino em busca de recompensa.
Realização
Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro, Tondela
Orientação
Graça Gomes, Miguel R. Cardoso, Rodrigo Francisco
CINFÃES GLORIOSO
Dezembro 2019 ︎︎︎ Maio 2021︎20 participantes
A oficina de cinema de animação sobe a serra do Montemuro e visita Cinfães! Realizado na EB 2,3 General Serpa Pinto, o filme resulta de uma colaboração com o projecto eTwinning Toy Story: revisiting our grandparents and parents' playground, com a turma de eTwinning + Turma A + professora Helena Botelho.
Realização
EB 2,3 General Serpa Pinto, Cinfães
Realizadora
Margarida Madeira
Formadores
Carla Augusto, Margarida Pessanha
O VALE DO AUROTNI
20 ︎︎︎ 24 Julho 2020A oficina de cinema de animação APRENDER EM FILMES invade o Museu do Côa. A inspiração para os participantes? A Arte Rupestre do Côa, claro!
Realização
Vários participantes na oficina do Museu do Côa
Realizadora
Graça Gomes
Formadores
Carla Augusto, Rodrigo Francisco
UM LOBO NADA MAU
08 ︎︎︎ 15 Agosto 2019︎ 16 participantes
Com epicentro no Festival Altitudes, a oficina de cinema de animação levou 16 participantes a pensar uma história, preparar cenários e personagens, animar e dar voz a uma curta-metragem que se deixou inspirar nas histórias e ambientes da Serra do Montemuro.
Realização
Vários participantes de Campo Benfeito, Castro Daire
Realizadora
Margarida Madeira
Assistência de Realização
Rodrigo Francisco
A MAGIA DO FERRO
22 Outubro ︎︎︎ 14 Dezembro 2018︎ 16 participantes
Da oficina de serralharia artística, na Rua do Arco, onde Mestre Malho nasceu, cresceu e trabalhou, sairam requintadas obras para todo o país. Uma viagem animada pela arte de uma figura ilustre de Viseu, em jeito de homenagem ao artista do ferro que dá nome à EB Arnaldo Malho.
Realização
EB Arnaldo Malho, Viseu
Realizadora
Graça Gomes
Formadores
Carla Augusto, Rodrigo Francisco
Sonoplastia
José Pedro Pinto
O CAPITÃO E A CIDADE
Abril 2016O Capitão e a Cidade dá corpo ao desafio de evocar, através do cinema de animação, e num processo de partilha com os alunos, uma das personalidades mais marcantes de Viseu no Século XX… o Capitão Almeida Moreira!
Realização
Escola Profissional de Torredeita, Viseu
Realizadora
Graça Gomes
Assistência de Realização
Rodrigo Francisco
Sonoplastia
Luís Neto
VIRIATO
Setembro 2016A vida do bravo guerreiro Viriato, líder do povo Lusitano contra as invasões romanas!
Realização
Escola de Artes de Silgueiros, Viseu
Realizadora
Graça Gomes
Assistência de Realização
Rodrigo Francisco
Sonoplastia
Luís Neto
O MURO
21 Out. ︎︎︎ 04 Dez. 2015︎ 13 participantes
Algumas dúvidas sobre os estereótipos de género, e uma certeza: todos somos seres humanos, independentemente do sexo com que nascemos.
Realização
Escola Secundária Felismina Alcântara, Mangualde
Realizadora
Graça Gomes
Assistência de Realização
Ana Seia de Matos
Sonoplastia
Luís Neto