ARGUMENTO

Convocatória aberta:

Um Cânone Cinematográfico Hoje?



23.06.2023




Envio de Críticas, ENSAIOS OU VÍDEO-ENSAIOS até 31 OUTUBRO

 ATÉ 31 DE OUTUBRO 2023, CONVOCATÓRIA ABERTA PELA REVISTA ARGUMENTO, DO CINE CLUBE DE VISEU, EM PARCERIA COM A TRANSIT (BARCELONA) 

O tema desta convocatória é Um Cânone Cinematográfico Hoje?, e as críticas, ensaios e vídeo-ensaios seleccionados serão publicados a partir do primeiro trimestre de 2024 nas duas revistas.

É dirigida a todos os interessados, estudantes e académicos da Península Ibérica.

PARCERIA



Um Cânone Cinematográfico Hoje?



O cinema aproxima-se dos 130 anos de idade e a nossa visão tem-se vindo a transformar paralelamente às suas próprias mutações. Hoje, as novas vagas dos anos sessenta situam-se já no centro cronológico da história, e a ideia da morte do cinema converteu-se numa velha companheira de viagem; a historiografia tem vindo a dar cada vez mais espaço a amplos sectores do cinema – as mulheres cineastas, as cinematografias não ocidentais, o cinema experimental ou alternativo, etc. - que haviam sido marginalizados ou subestimados; áreas de conhecimento como os estudos culturais ou a teoria feminista trouxeram novas perspectivas sobre o fenómeno cinematográfico histórico e actual; e a revolução digital desencadeada no nosso século transformou de tal maneira as formas de produção, difusão e consumo, que nos obriga a reconsiderar muitas das nossas concepções.

Assim, o cinema não só se expande, como ainda muda de configuração, e por isso torna-se imprescindível modificar também a nossa forma de o abordarmos através da crítica, a partir da historiografia ou da cinefilia num sentido mais abrangente. O cânone cinematográfico que se foi estabelecendo ao longo das últimas décadas merece ser revisto, ampliado ou emendado. O que deveria incorporar um cânone cinematográfico actualizado? Pode a ânsia de oferecer um cânone mais representativo e diverso condicionar excessivamente os critérios de selecção, dando prioridade às correntes de pensamento do presente e da evolução estética do meio do cinema? Ao fim e ao cabo, continua a ser necessária uma noção de canône para nos guiarmos através do património acumulado? Aliás: tem algum sentido continuar a falar de crítica, de historiografia ou de cinefilia?

No Argumento e na Transit queremos colocar sobre a mesa a ideia de cânone cinematográfico para tentar dar resposta a essas perguntas ou, melhor ainda, para levantar outras novas. Trata-se, em suma, de animar um debate sem restrições que nos permita voltar a questionar tudo de cima a baixo e reencontrarmo-nos uma vez mais com a pergunta baziniana sobre o que é o cinema.
Especificações
Relevância para o tema descrito nesta convocatória.
Três categorias: ensaio, crítica e vídeo-ensaio.
Textos: máximo 25.000 caracteres contando espaços, excluindo as referências. Entregar em Word ou .txt.
• Vídeo-ensaios: entre 2 e 7 minutos de duração. Entregar em formato MP4.
Envio do ficheiro para argumento@cineclubeviseu.pt.


CINEMA, PóS-VERDADE & BOLHAS
A última convocatória do Argumento em parceria com a Transit!

Lançada em 2021, nos 66 anos do Cine Clube, uma convocatória para interrogar o papel do Cinema como lugar de encontro, do tempo e da contemplação, da atenção exclusiva, de limbo entre o íntimo e o colectivo.

Os trabalhos seleccionados foram editados a partir do Argumento #171, de Dezembro 2021, e estão agora reunidos na página do CCV:
www.cineclubeviseu.pt/Cinema-Pos-Verdade-Bolhas





O Cine Clube de Viseu oferece a todos a oportunidade de experienciar, descobrir e aprender mais sobre o mundo do cinema, audiovisual e cultura visual.
︎ Terça a sexta, das 9h30 às 13h00 
︎ Rua Escura 62, Apartado 2102, 3500-130 Viseu
︎ (+351) 232 432 760 
︎ geral@cineclubeviseu.pt