O Cine Clube e a Escola Superior de Educação de Viseu propõem revisitar alguns dos mais significativos espaços de vanguarda no cinema, de onde resultam filmes, épocas e nomes indissociáveis da história do cinema, analisados por diferentes convidados. 

SÁBADOS, 10h00 / 13h00, AUDITÓRIO ESEV
- - - - - - -
OITO SESSÕES, DE 14 DE NOVEMBRO A 12 DE MARÇO.
Curso acreditado pelo CCPFC / 1 crédito.
- - - - - - - - - - - -



PROGRAMA
Estudo e discussão do trabalho de alguns cineastas e épocas, com o objectivo de dar a conhecer diferentes formas de interrogação sobre a natureza das imagens e do próprio cinema. Georges Méliès, D.W.Griffith, Robert Wiene, Fritz Lang ou Stanley Kubrick são alguns dos cineastas abordados ao longo do curso.
O programa é organizado por sessões temáticas orientadas por vários convidados e complementadas com o visionamento de excertos de filmes.

- - -Nascimento do cinema, pioneiros, e evolução da linguagem cinematográfica
- - -Origens do cinema documental
- - -Cinema de vanguarda europeu
- - -Documentarismo social dos anos 1930
- - -Cinema alemão: de Caligari a Hitler
- - -O cinema de estúdio como princípio de organização industrial do cinema
- - -Os géneros no cinema: criação, aprofundamento e cruzamento de estilos e géneros
- - -O cinema clássico de Hollywood
- - -O Film Noir
- - -Joris Ivens e o Documentário
- - -Kubrick e as afinidades entre 2001 Odisseia no espaço e a arte conceptual dos anos 1960
- - -Novo Cinema português e as suas relações com a cidade e com a arquitectura

- - -14 / 28 NOV
- - -16 / 30 JAN
- - -13 / 27 FEV
- - -12 MAR


As sessões são orientadas por CÉSAR GOMES Professor e director do Cine Clube de Viseu | FILOMENA SOBRAL Escola Superior de Educação de Viseu | LUÍS NOGUEIRA Professor e director da Licenciatura de Cinema da Universidade da Beira Interior | LUÍS URBANO Professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, editor da revista JACK (journal on Architecture and Cinema) | NUNO SENA Director do IndieLisboa | NUNO TUDELA Realizador e professor do Instituto Politécnico do Porto | RODRIGO FRANCISCO Cine Clube de Viseu.

- - - - - - -
INSCRIÇÃO
Associados CCV | alunos e professores ESEV | 25 euros
Público em geral | 45 euros
Ficha de inscrição
- - - - - - - - - - - -



O projecto CINEMA PARA AS ESCOLAS, do Cine Clube de Viseu, teve início no ano lectivo 1999/2000 com várias actividades em escolas e para escolas. De forma complementar, o projecto promoveu a formação para alunos do ensino superior, professores e público em geral com o objectivo de autonomizar todos os interessados (e agentes educativos em particular) na exploração do cinema e audiovisual como recurso educativo em contexto escolar.
Um dos projectos concebidos para esta vertente de trabalho é o curso VANGUARDAS E ESTÉTICAS NO CINEMA. Para o Cine Clube de Viseu, o curso VANGUARDAS ESTÉTICAS NO CINEMA continua a ser fundamental para o estudo e divulgação da história do cinema, considerando as suas épocas, autores e filmes de referência, e a sucessiva participação de público comprova o importante contributo dos espaços alternativos ao ensino artístico tradicional.
O projecto é financiado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (Secretaria de Estado da Cultura), durante o triénio 2014/2016.


O Cine Clube de Viseu oferece a todos a oportunidade de experienciar, descobrir e aprender mais sobre o mundo do cinema, audiovisual e cultura visual.
︎ Segunda a sexta, das 9h30 às 13h00 
︎ Rua Escura 62, Apartado 2102, 3500-130 Viseu
︎ (+351) 232 432 760 
︎ geral@cineclubeviseu.pt