mini - CURSO
Richard Peña
Cinema de Vanguarda
É
com muito gosto que recebemos o programador e investigador
norte-americano Richard Peña para um mini curso de cinema, integrando,
em Maio, o plano de iniciativas especiais do 25.º aniversário do Teatro
Viriato.
O conceituado programador e director do NYFF / Festival de Cinema de Nova Iorque entre 1988 e 2012, Richard Peña, responsável pelo Film Society of Lincoln Center durante mais de duas décadas – onde organizou retrospectivas de Michelangelo Antonioni, Sacha Guitry, Abbas Kiarostami, Robert Aldrich, Kira Muratova, Yasujiro Ozu – regressa ao Cine Clube de Viseu para falar do trabalho de vários cineastas que aprofundaram a renovação do cinema norte-americano nos anos 1930/70.
ENTREVISTA A RICHARD PEÑA
O conceituado programador e director do NYFF / Festival de Cinema de Nova Iorque entre 1988 e 2012, Richard Peña, responsável pelo Film Society of Lincoln Center durante mais de duas décadas – onde organizou retrospectivas de Michelangelo Antonioni, Sacha Guitry, Abbas Kiarostami, Robert Aldrich, Kira Muratova, Yasujiro Ozu – regressa ao Cine Clube de Viseu para falar do trabalho de vários cineastas que aprofundaram a renovação do cinema norte-americano nos anos 1930/70.
ENTREVISTA A RICHARD PEÑA
✔ Sexta 31 Maio das 18h30 às 21h30.
✔ Sábado 01 Junho das 10h às 13h e 14h30 às 18h30.
✔ Participação 30eur, com desconto para os associados CCV (20eur) e amigos Teatro Viriato.
✔ As pessoas interessadas devem preencher o formulário de inscrição (link aqui)
✔ Seminário acreditado pela APECV
✔ Sábado 01 Junho das 10h às 13h e 14h30 às 18h30.
✔ Participação 30eur, com desconto para os associados CCV (20eur) e amigos Teatro Viriato.
✔ As pessoas interessadas devem preencher o formulário de inscrição (link aqui)
✔ Seminário acreditado pela APECV
CINEMA DE VANGUARDA NOS ANOS 1930 A 1970
A
definição de “vanguarda” e as suas afinidades e diferenças face à
vanguarda europeia da década de 1920. Uma década explosiva, que assistiu
ao surgimento do “trance film” nos anos 1940 e sua relação com o
sistema dominante de Hollywood. O programa explorará a arte
performática, a encenação de eventos físicos ou peças dramáticas
curtas, marcante no cenário artístico americano nos anos 60 e como
rapidamente encontrou o seu caminho no cinema de vanguarda. Um trabalho
que em grande parte desafiou noções de género e sexualidade e pode ser
visto como uma antecipação da luta LGBTQ emergente.
Uma das arestas dessa renovação foi o minimalismo, um movimento que afectou muitas disciplinas artísticas, encorajou os artistas a interrogar os materiais e processos básicos de produção e recepção artística. No cinema de vanguarda, como Richard Peña abordará, isso levou a explorações da duração do plano, da imagem estática versus a imagem em movimento, da percepção de movimento e outras questões semelhantes.
Uma das arestas dessa renovação foi o minimalismo, um movimento que afectou muitas disciplinas artísticas, encorajou os artistas a interrogar os materiais e processos básicos de produção e recepção artística. No cinema de vanguarda, como Richard Peña abordará, isso levou a explorações da duração do plano, da imagem estática versus a imagem em movimento, da percepção de movimento e outras questões semelhantes.
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